13 » Matemática: Que problema!

Esta baleia azul nasceu com 2700 kg, no dia 01 de Outubro, e engordou cerca de 44 kg por dia.

a) Quanto pesava, aproximadamente, esta baleia azul com uma semana de idade?

b) Se continuasse a engordar 44 kg por dia, quanto pesaria com um mês de idade?

Explica como chegaste às tuas respostas (em "Comments").

Bom trabalho!

12 » Matemática: Que problema!

Colocaram-se cinco troncos, iguais ao representado na figura, ao lado uns dos outros.

Para não rebolarem, colocaram-se duas estacas a segurá-los.
- Calcula a que distância ficaram as estacas uma da outra, explicando (em "Comments") como chegaste à tua resposta.
Bom trabalho!

11 » Matemática: Que problema!

A Matilde, o Zeca e a professora Sofia compararam as suas massas, de acordo com as figuras. A Matilde tem a massa de 26,5 kg.- Calcula a massa da professora Sofia, explicando (em "Comments") como chegaste à tua resposta.
Bom trabalho!

10 » Estudo do Meio: Os ossos


Já sabes o nome de todos os ossos?
Vai a
e verifica se sabes a matéria toda!
Bom trabalho!

9 » Matemática: Que problema!


As maçãs vermelhas...


A princesa Aline foi colher maçãs vermelhas num jardim encantado.
Quando regressava ao palácio, já com o cesto cheio, um duende mal-encarado disse-lhe:
- Só te deixo passar se me deres metade e mais uma das maçãs que levas nesse cesto.
A princesa deu-lhe as maçãs que ele pediu e continuou o seu caminho.
Mais adiante, apanhou um susto quando um segundo duende lhe disse:
- Só te deixo passar se me deres metade e mais uma das maçãs que levas nesse cesto.
A princesa deu-lhe as maçãs que ele pediu e continuou o seu caminho.
Quando estava mesmo a chegar ao portão do jardim, apareceu o guarda que lhe disse:
- Só te deixo sair se me deres metade e mais uma das maçãs que levas nesse cesto.
A princesa deu-lhas e voltou para o palácio muito triste porque já só tinha duas maçãs.

Quantas maçãs vermelhas tinha colhido a princesa?

Escreve a tua resposta em "Comments" e não te esqueças de explicar o teu raciocínio.

(Escreve o teu nome e a turma a que pertences)

Bom trabalho!

8 » Estudo do Meio: A pele

7 » Estudo do Meio: A pele

6 » Estudo do Meio: A pele

5 » Língua Portuguesa: Textos funcionais


(Clica sobre a imagem)

Lê o texto e responde às perguntas (em "Comments"):

1. De que nos fala este texto?

2. Como se chama o livro?

3. Quem escreveu este livro?

4. Quantas páginas tem o livro?

5. Em que data foi editado este livro?

6. Quanto custa este livro?

7. Quantas são as personagens principais da história?

8. Onde decorre esta história?

9. Como começa a aventura deste livro?

- Com a ajuda da régua, desenha no caderno a capa do livro nas suas medidas exactas.


Bom trabalho!

4 » Matemática: Que problema!



No final do mês de Setembro, a professora Sofia e a professora Ida estavam a conversar sobre quem tinha pago mais pela renda das suas garagens.

- Eu, no fim do mês de Setembro, paguei 200 € pela renda da garagem - dizia a professora Sofia.
- Eu, durante o mês de Setembro, paguei 5 € por dia - dizia a professora Ida.

Afinal, quem pagou mais pelo aluguer da garagem no fim do mês de Setembro?
Escreve a tua resposta em "comments". Não te esqueças de explicar o teu raciocínio.

(Escreve também o teu nome e a turma a que pertences!)

Bom trabalho!

3 » Língua Portuguesa: Descobre os provérbios escondidos...




Vai a
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/jogos-lexicais.html
e diverte-te, tentando descobrir os provérbios escondidos.
Escolhe o que mais gostaste e escreve-o em "comments".
(Escreve também o teu nome e a turma a que pertences!)

Bom trabalho!

2 » Estudo do Meio: Os músculos

1 » Estudo do Meio: Os ossos

Podes saber mais sobre o nosso esqueleto em:


O que vais aprender este ano...

Estudo do Meio

Língua Portuguesa

Matemática

No final do 4.º ano, na área da Matemática, vamos verificar se cada aluno:
- Lê e escreve números inteiros;
- Lê e escreve os números ordinais até ao 100º e o 1000º;
- Lê e escreve números por ordens e por classes da milésima ao milhão;
- Ordena números em sequências crescentes e decrescentes;
- Estabelece relações de ordem entre números e utilizar a simbologia: <, >, =;
- Representa números decimais numa recta graduada (até à décima);
- Faz a composição de operadores numéricos;
- Utiliza tabelas de duas entradas da multiplicação para a divisão;
- Estima a ordem de grandeza de um resultado antes de efectuar o cálculo;
- Procura estratégias diferentes para efectuar um cálculo;
- Explicita oralmente e representa por escrito os passos seguidos ao efectuar cálculos;
- Reconhece múltiplos de um número natural;
- Reconhece a equivalência entre x 0,01 e :100; x 0,001 e :1000;
- Reconhecer a equivalência entre : 0,1 e x 10; : 0,01 e x100; : 0,001 e x1000;
- Utiliza a regra para calcular o quociente de um número por 100 e 1000;
-Utiliza a regra para calcular o produto de um número por 0,01 e 0,001;
- Utiliza o algoritmo da adição e da subtracção (para calcular somas ou diferenças de números inteiros ou decimais);
- Utiliza o algoritmo da multiplicação (para calcular produtos de números inteiros ou decimais de 4 algarismos por números de 3 algarismos, no máximo);
- Utiliza o algoritmo da divisão (para calcular o quociente e o resto da divisão de números inteiros ou decimais de 4 algarismos, por números de 2 algarismos);
- Constrói, compara e identifica os seguintes sólidos geométricos: cubo, esfera, cilindro, paralelepípedo, cone e pirâmide;
- Reconhece ângulos em figuras geométricas planas e nos objectos;
- Compara a amplitude de ângulos e reconhece: ângulo recto, ângulo agudo e ângulo obtuso;
- Desenha livremente com o compasso;
- Desenha frisos e rosáceas;- Desenha livremente utilizando a régua;
- Faz composições a partir de um dado padrão;
- Desenha figuras geométricas simples com algumas regras;
- Representa figuras geométricas, no geoplano e as reproduz em papel ponteado;
- Procura, numa grelha quadriculada, os pontos de uma recta equidistantes de um dado ponto;
- Esboça a planta da sala de aula;
- Relaciona o metro, decímetro, centímetro e milímetro;
- Relaciona o quilómetro, hectómetro, decâmetro, metro, decímetro, centímetro e milímetro;
- Calcula o perímetro de polígonos;
- Desenha polígonos a partir de um perímetro dado;
- Mede o perímetro da base circular de um objecto;
- Mede o diâmetro e o raio de uma circunferência;
- Relaciona o m2, o dm2 e o cm2;
- Descobre fórmulas para o cálculo das áreas do quadrado e do rectângulo;
- Calcula áreas de quadrados e de rectângulos;
- Constrói o decímetro cúbico a partir do decímetro quadrado;
- Constrói o metro cúbico;- Mede a capacidade de recipientes;
- Relaciona as unidades de medida de capacidade: kl, hl, dal, l, dl, cl, ml;
- Determina massas em balanças de vários tipos;
- Relaciona as unidades de medida de massa: kg, hg, dag, g, dg, cg, mg;
- Faz estimativas de medidas com base em unidades familiares;
- Utiliza instrumentos da vida corrente relacionados com o tempo: relógios, calendários, horários;
- Lê e interpreta gráficos e tabelas simples;
- Resolve situações problemáticas;
- Descobre critérios utilizados;
- Comunica os resultados obtidos, explicitando os diferentes processos utilizados;
- Explicita oralmente e representar por escrito os passos seguidos ao efectuar cálculos;
- Prevê os resultados possíveis.
ANO LECTIVO 2009/2010