14 » Língua Portuguesa: ler um livro

- Escolhe um livro...
- Lê o livro...
- Escreve um pequeno texto que refira:
. O nome do livro
. O/A autor/a do livro
. A editora
. O número de páginas
. Se gostaste ou não do livro e porquê
. As personagens
. A aventura apresentada no livro (um pequeno resumo da história).


Escreve o teu texto em "Comments" ou envia-o para prof.sofia.trabalhos@gmail.com

Bom trabalho!

8 comentários:

ines filipa disse...

O livro que eu escolhi foi " Quem vê caras, não vê corações".A editora é "Edições nova Gaia". A autora é M.Coceição Galveia Ferreira.O livro tem 36 páginas.As personagens do texto são o Filipe, a Filipa, a professora, o José António, a mãe e o Monstro do Monte. Eu gostei muito de ler o livro porque a história conta que um homem muito feio salvou uma criança e uma mulher de um incêndio.Vou começar a contar a história.

Um dia quando os gémos Filpe e Filipa viram o colégio "Os Brincalhões" ficaram admirados porque o colégio estava renovado.Os dois irmãos estavam entusiamados por voltarem a ver os seus colegas e a simpática e bonita professora Catarina.Quando chegaram à sala não a viram e o Filipe perguntou se ela estava atrasada.
A funcionaria Sívia disse que a professora Catarina tinha ido viver para o Porto e que tinha deixado muitos beijinhos e, que iam ter uma nova professora.Depois entrou na sala a professora Clotilde.
A nova prof. não era nova nem bonita, mas tinha um sorriso aberto. Colocou em cima da mesa um chapéu mágico, que a fazia contar histórias com provérbios. Nesse dia utilizou o provérbio "Quem vê caras, não vê corações", e começou a história.
Há muitos anos numa aldeia, havia um monstro que ninguém sabia o que era, por isso chamavam-lhe Monstro do Monte.
O José António que era um menino que sempre que via o monstro se escondia atráz de uma árvore com medo que ele lhe fize-se mal.
Numa noite a mãe de José foi beber água, acendeu uma vela e deixou-a acesa mas ela tombou e incêndiou a casa.
Os habitantes virão o fogo e, tentaram apaga-lo com tudo o que tinham, baldes de água, panos...
O Monstro do Monte entrou na casa do José e salvou o José e a sua mãe.
O monstro virou as costas antes de o José lhe poder agradecer.
José foi à caverna do Monstro. Ele não tinha um olho, não tinha um único cabelo, os lábios não se viam, as orelhas também não e tudo o que lhe sobrava do nariz estava quase colado à testa.O nome do monstro era Francisco José. José António agradeceu ao monstro por os ter salvo.
Todos os alunos adoraram a história, e como resultado, todas as semanas a professora contava novas histórias com provérbios.
a partir desse dia, os alunos passaram a achar a professora mais bonita.

Inês Filipa
4º.B EBI

Anónimo disse...

O livro que eu escolhi foi " O Megamax ao ataque". O seu autor é Nuno Magalhães Guedes, A editora é a Verbo e tem 140 páginas.
Gostei muito do livro porque relata uma noite na escola. Eu não ea capaz de ficar à noite na escola! Há mais personagens mas eu vou dizer só as principais, porque já não me lembro das outras.
São o JP, a Madalena, o Tiago e o Manel.
Este é o resumo:
Nesta 10º aventura do Jp e dos seus amigos, o Megamax Futebol Clube dá um grande passo em frente com a escolha definitiva do equipamento oficial do clube.
Eo que leva quatro craques a ficarem escondidos à noite na escola? Quando o Megamax resolve jogar para ganhar, há que contar com o contra-ataque da Brigada Operacional de Luta Anti-Futebol!
Alexandre Almeida 4ºB

Joana disse...

Joana e o golfinho

“Joana e o golfinho”, com o título original “Samantha”, é um livro publicado pela “Editorial Presença”, com 38 páginas. As ilustrações são de Danuta Wojciechowska e o autor é Sergio Bambarén, um engenheiro que adora o mar e escrever, nascido no Peru em 1960,.
As personagens principais deste livro são a Joana e Golfi, um golfinho. As outras personagens são as criaturas do mar: a Tartaruga, o Espadarte, o Albatroz, a Raia-Manta e o Tubarão.
Quando li este livro há dois anos, senti muito interesse e desejo de chegar rápidamente ao fim porque a personagem principal, a Joana, procurava a Verdadeira Amizade.
Este livro conta a história de uma menina chamada Joana que vive numa casa perto do mar. Ela adora a Natureza e não pensa só em passear e ir a festas com as amigas, prefere estar ao ar livre, no mar e apreciar tudo o que encontra lá. Como não tem irmãos gostava de encontrar um amigo para partilhar a magia das coisas que a rodeiam.
Um dia, uma família de golfinhos foi viver para junto da costa e o filho mais novo, Golfi, procura um amigo verdadeiro.
Joana e Golfi encontraram-se e ao fixarem o olhar um no outro, esqueceram-se do resto do mundo.
Golfi leva Joana pelo mar a conhecer os seus amigos e Joana ouve as suas mensagens de amizade.
Após muitas aventuras Joana aprende que o mundo está cheio de coisas belas que devemos partilhar e que todos precisamos de amigos e mesmo que sejam diferentes devemos respeitá-los. “Os verdadeiros amigos são aqueles que se respeitam mutuamente nas coisas em que não estão de acordo”.
Joana e Golfi, juntos descobriram o que é a verdadeira amizade.
Mas chega o Outono, as águas começam a ficar frias e Golfi tem que partir. Os dois amigos separam-se mas “para os verdadeiros amigos a distância não existe”.
Joana nunca mais se sentirá só:
“Os verdadeiros amigos gostam de partilhar entre si os momentos preciosos
Que a vida lhes reserva,
Bem como as coisas simples da vida
Que fazem com que valha a pena
Viver cada dia.
Vai aonde tiveres de ir,
E passa palavra!”

Joana Figueira Godinho
4ºB, EBI

Débora disse...

Dicionário por imagens do ponei e do cavalo

Autor(a):Marie-Reneé Pimont,Educadora de infância,Patricia Reining,Jornalista da imprensa equestre
Editora:Fleurus Livros e Livros
Páginas:124
Eu adorei o livro porque tem cavalos e eu adoro cavalos e é um pouco parecido ao "Anita a cavalo".Fala imenso sobre cavalos e poneis,quando foram domesticados,as raças,jogos a cavalo...
Personagens:Cavalos e poneis
Resumo
Os poneis os cavalos e os seus parentes...
Os primeiros cavalos do mundo..O antepassado do cavalo era do tamanho de uma raposa e vivia na terra há 50 milhões de anos.Os dinaussauros já tinham desaparecido!
Na escola de ensino...Preparar o cavalo ou ponei...cada ponei ou cavalo possui um aparelhamento composto por vários elementos. Por vezes,o nome do ponei ou cavalo está gravado nesse equipamento.
A cavaleira sai da casa dos arreios com a sela nos braços. Ela coloca-se sempre á esquerda do ponei ou do cavalo e fala-lhe docemente. primeiro é necessário pôr-lhe a cabeçada. quem a por mostra-a ao ponei segurando-a com as duas mãos. Depois coloca-lhe as rédeas no pescoço. O freio é colocado na boca do ponei,no sítio onde não há dentes!
Quem a por coloca a manta(suadoro),que protege a pele do ponei ou do cavalo,e depois,sobre ela,a sela. E porfim aperta a cilha que segura o conjunto.
Na escola de ensino...em passei...
Na escola de equitação,as saídas são organizadas. É um prazer passear no campo em fila indiana.




Débora Olivares
4ºB E.B.I.

Nós... disse...

--------------------------------------------

Tiago Matias disse...

Predadores Implacáveis.

O autor é Claire Llewellyn, a editora é Girassol, tem 48 páginas e o ilustrador é Macmillan Childerns´s Books.

Ele fala nos de diversos animais e diz:que o tubarão branco éo derradeiro predador dos oceanos, que a chita tem a acelaração que consegue atingir os 95km/h em 3-4 segundos, que a apurada audição permite-lhes ouvir uma presa a 16km de distância, que uma hiena-malhada fêmea consegue enfrentar um par de cães selvagens africanos, que o peixe mais venenoso do mundo é o peixe-pedra, diz tudo e mais alguma coisa de animais selvagens.

Tiago Matias disse...

olhem voltei a comentar porque esquecime de dizer que gosto muito do livro e que sou o Tiago Matias do 4º.B e da E.B.I..

Nós... disse...

-----------------------------------

Enviar um comentário