21 » Cientistas de Palmo e Meio


O que te proponho é que sejas um cientista...

1. Pesquisa (na Internet, em livros...) algumas experiências que gostarias de realizar.

2. Coloca as tuas sugestões em "Comments" ou envia-as para o e-mail
prof.sofia.trabalhos@gmail.com

3. Não te esqueças de escrever qual é a questão-problema da experiência escolhida, o material necessário, a fonte consultada e, claro, o teu nome.

Bom trabalho!

25 comentários:

Joana disse...

Uma lente de aumento feita com água

MATERIAL

1. Um pote de iogurte
2. Trecos (moedas, botões, tampa de caneta)
3. Filme plástico de cozinha
4. Água
5. Elástico

COMO FAZER
1. Coloque os objetos (trecos) no ponte.
2. Tape o pote com o filme, deixando-o meio frouxo.
3. Prenda o filme com elástico.
4. Afunde o centro do filme com a mão sem deixar furar, e encha de água.

O QUE ACONTECE
Dá pra ver as imagens aumentadas dos objetos.

POR QUE ACONTECE?
Isso contece porque quando a água fica numa superfície curva, como foi feito com o filme plástico, ela desvia os raios de luz que passam por ela como se fosse uma lente de aumento e faz com que se veja a imagem do que está do outro lado aumentada. As lentes de aumento também têm uma superfície curva semelhante, e é o desvio dos raios de luz que forma uma imagem maior.


SUBMARINO

MATERIAL:
1 Copo d'água
1 Garrafa de plástico transparente com água
1 Tampa de caneta sem furo na ponta
Massa para modelar

COMO FAZER:
1-Faça uma bola de massinha
2-Prenda a massinha na parte de baixo da tampa
3-Para saber se a tampa da caneta está correta, coloque-a dentro do copo d'água ( a tampa deverá ficar flutuando na posição vertical; se for preciso, tire ou coloque mais massinha ).
4-Coloque a tampa dentro da garrafa com água
5-Tampe a garrafa

O QUE ACONTECE:
O submarino está flutuando. Mas se você apertar os lados da garrafa, o submarino desce.

POR QUE ACONTECE?
A tampinha só flutua quando está cheia de ar. Quando você aperta a garrafa a água entra dentro da tampinha, comprimindo o ar, assim ela fica pesada e afunda.
A massinha é como se fosse o corpo (tanque) especial que os submarinos têm. Eles enchem o tanque de água, o submarino afunda. Esvaziam o tanque, o submarino sobe.

Estas e outras experiências podem ser encontradas em http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/arquivo/listadeexperiencias.htm


A LUZ É ESSENCIAL
Material:
•Feijões secos
•1 copo de água
•1 copo de iogurte vazio
•1 x-acto
•Terra
•Papel de alumínio
•1 caderno
•1 caneta de feltro

Como fazer
1.Coloca alguns feijões dentro do copo com água. Espera uma noite.
2.Fura o copo de iogurte. Deita terra e depois coloca feijões sem os enterrar. Rega-os bem.
3.Após uma semana cada feijão dá duas folhas. Pousa-as no teu caderno e desenha o seu contorno.
4.Recorta um pedaço de papel de alumínio, dobra-o em dois e embrulha uma folha do feijão neste papel de alumínio. Dobra todos os bordos para fechar completamente.
5.Espera 4 dias. Desembrulha a folha. Desenha o contorna das duas folhas no teu caderno. Qual das folhas cresceu mais?

Conclusão
A folha embrulhada cresceu pouco. Para que cresça uma planta precisa de alimentos: sais minerais e açucares. A planta produz os açucares nas suas folhas, graças à clorofila. Mas, para isso, precisa de ingredientes: água, ar e luz. Sem luz, a folha embrulhada não conseguiu produzir os açucares. Faltou-lhe alimento e, por isso, cresceu pouco.

Do livro “As Plantas” da colecção “ Vem descobrir”

Joana disse...

Produção de um plástico

MATERIAL

Panela.
Fogão.
Proveta ou copo de medida.
Filtro.
Funil.

COMPOSTOS

Leite.
Vinagre (ácido acético).

PROCEDIMENTO

1. Aquece meio litro de leite numa panela, sem o levar à fervura. (a quantidade de leite pode ser medida com uma proveta, ou com um copo graduado de cozinha)

2. Verte, para o leite, 50 ml de vinagre e mexe bem a solução. Verificarás a formação de flocos de uma substância branca no leite. (esta substância branca trata-se de uma proteína chamada caseína)

3. Filtra a mistura heterogénea para outro recipiente, de maneira a obteres a caseína o mais puro possível. (a filtração deverá ser feita com a ajuda de um funil e um filtro de papel)

4. Deixa filtrar bem a solução. Depois de recuperares o sólido depositado no papel de filtro, raspa o papel com a ajuda de uma espátula ou de uma simples colher de cozinha.

5. Comprime a caseína num molde à tua escolha e deixa-a endurecer.

http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/produza.html


PEGA-MONSTROS

Material e reagentes:
Copos,
Varetas de vidro ou de madeira,
Totocola;
Solução aquosa de borato de sódio a 4 %,
Corantes alimentares de várias cores,
Luvas de protecção,
Óculos de segurança.

Procedimento experimental:
1. Deitar cerca de 25 ml de cola num copo e 20 ml de água, misturando bem.
2. Acrescentar 3 a 5 gotas de corante.
3. Adicionar 5 ml de solução de borato de sódio e misturar bem. E está pronto!

Explicação:

A mistura da cola com o borato de sódio forma um polímero de silicone com propriedades surpreendentes.

http://clubefq.com.sapo.pt/experiencias.htm

Joana Godinho
4ºB, EBI

Joana disse...

VEM VER O ADN

MATERIAL:
- 1 morango
- Detergente da louça, 50 ml
- Sal de cozinha, 1 colher de chá
- Água, 450 ml
- Álcool
- Gelo
- Frasco de 500 ml
- Garfo
- Funil
- Gaze
- Copo, 1
- Copinho estreito, incolor e transparente, 1 (vais fazer de conta que é um tubo de ensaio!)

EXPERIÊNCIA:
1 – Deixa o álcool no congelador de um dia para o outro. Quando começares a experiência coloca-o numa taça com gelo, para continuar bem frio.
2 – Num frasco, prepara a solução de água+sal+detergente. Vamos chamar-lhe Solução A. Mistura devagar para não fazeres muita espuma aí em casa!
3 – Num prato, esmaga bem o morango com um garfo.
4 – Coloca o morango esmagado num copo. Junta-lhe mais ou menos o mesmo volume de Solução A. Mistura bem durante 1 minuto.
5 – Usa uma gaze, dentro de um funil, para filtrar a mistura para dentro de um copinho estreito. Podes deitar fora a gaze e a polpa de morango que lá fica. Vais usar só o líquido que foi filtrado.
6 – Junta 2 colheres de sopa de álcool, bem devagar, junto da parede do copo. Não mistures e deixa repousar durante 2 minutos.

Observa bem o que acontece durante este tempo. Vais ver que se começa a formar um novelo que até parece algodão doce!
É isto o ADN! Podes tocar, é seguro!

Joana disse...

As duas primeiras experiências foram retiradas de sites brasileiros por isso têm alguns erros, desculpem.

Anónimo disse...

Olá, Professora. Estamos em férias mas mesmo assim é para trabalhar. Aqui vão as minhas experiências:

1. O balão que não rebenta

Enfeite a sua sala/laboratório com balões. Encha um - ou mais - com água e acabe de o encher com ar. Misture-o, estrategicamente, com os demais. Faça-lhe algumas pinturas (e aos outros) para disfarçar a linha de água.

Pegue num isqueiro e aproxime a chama de um balão "normal": ele explode de imediato. Deixe os alunos tentarem a sua sorte. Você vai ser a única a não rebentar um balão!...

2. Corrida de balões (Jogo que requer cuidados com as cordas de nylon)

Estique uma corda fina de nylon entre duas paredes de uma sala (pode ser mais de 10 metros), tendo o cuidado de, antes de esticar e dar o nó, ter introduzido o fio por uma palhinha (ou duas) de sumo. Fica, assim, a palhinha (cerca de 15cm) a deslizar pelo fio.
Enche-se, então, um balão - de borracha - segurando-o pela extremidade, sem o fechar; depois, prende-se o balão à palhinha, com recurso a fita-cola ou outro material, segurando sempre. Tal como a palhinha, o balão pode, agora, deslocar-se ao longo do fio. A extremidade de saída de ar deve ser a oposta à viagem que o balão vai efectuar.
Quando se larga o balão, ele ... . Esta experiência é extraordinária, tanto visualmente - se for realizada ao jeito de corrida, com balões de cores diferentes, colocadas em diferentes fios paralelos - como pedagogicamente, pelos ensinamentos subjacentes e pela forte impressão que deixa.

Alexandre Almeida 4ºB(para mim, a melhor turma do mundo) E.B.I.Q.C.

Anónimo disse...

Olá, Professora. Estamos em férias mas mesmo assim é para trabalhar. Aqui vai a minha experiência:


MATERIAL
1. Duas laranjas
2. Barbante(Guita ou cordel)

COMO FAZER
1. Faça um varal com o barbante.
2. Corte dois pedaços de barbante e amarre um pedaço em cada laranja.
3. Pendure as laranjas no varal de barbante, deixando-as na mesma altura.
4. Balance uma das laranjas.

O QUE ACONTECE
Quando a laranja que está balançando começar a parar, a outra laranja começará a balançar.

POR QUE ACONTECE?
Por causa da energia cinética (energia das coisas em movimento). A energia cinética da laranja que está balançando passa pelo barbante até a outra laranja. Essa outra laranja começa a balançar também, até que a energia cinética volta pelo barbante para a primeira laranja. E assim a energia cinética fica passando pelo barbante de uma laranja para outra, e as duas ficam balançando alternadamente.

Alexandre Almeida 4ºB(para mim, a melhor turma do mundo) E.B.I.Q.C.

Anónimo disse...

Olá, Professora. Na experiência em que é preciso duas laranjas e um barbante esqueci-me de pôr o nome que é: Laranjas Dançarinas.


Alexandre Almeida 4ºB(para mim, a melhor turma do mundo) E.B.I.Q.C.

Anónimo disse...

Olá, Professora. Estamos em férias mas mesmo assim é para trabalhar. Aqui vai a minha experiência:

Mistério da Caneta

MATERIAL
Uma caneta

APRESENTAÇÃO
1. Mostre a caneta.
2. Diga que irá fazer uma mágica usando uma simples caneta (se quiser peça para alguém da plateia verificar a caneta).
3. Junte as mãos entrelaçando os dedos sem soltar a caneta.
4. Deixe o dedo médio de uma das mãos solto escondido atrás dos outros dedos.
5. Prenda a caneta com esse dedo médio. Cuidado: Ninguém pode perceber que esse dedo está segurando a caneta.
6. Diga uma palavra mágica e separe as mãos sem soltar os dedos.
7. A platéia verá a caneta flutuar.


DICA

Atenção quando se apresentar. Faça tudo com calma, sem pressa e sempre treine.

Anónimo disse...

Olá, Professora. Estamos em férias mas mesmo assim é para trabalhar. Aqui vai a minha experiência:

A luz tem cor?

Arco-Íris

MATERIAL:
1. Uma folha de papel em branco
2. Um copo com água
3. Uma lanterna
COMO FAZER:
1. Coloque o papel em frente ao copo com água
2. Coloque a lanterna ao lado do copo e acenda
O QUE ACONTECE:
Aparece um arco-íris reflectido no papel.
POR QUE ACONTECE?
Porque o copo de água faz com a luz da lanterna exactamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, a gente não vê cor nenhuma, mas se você faz passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo de água, você vai ver as cores separadas ou um arco-íris.

Alexandre Almeida 4ºB(para mim, a melhor turma do mundo) E.B.I.Q.C.

Dulce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana disse...

Flutua ou vai ao fundo?

Objectivo: Mostrar que a água ao congelar aumenta de volume e portanto um mesmo volume de água é mais leve no estado sólido do que no estado líquido.

Materiais:
tigela com água
1 cubo de gelo

Procedimento:
1. Coloca o cubo de gelo na tigela com água.
2. Observa a posição do gelo na água.

Resultados: O gelo flutua à superfície da água.
Porquê? Ao contrário do que acontece com a maior parte das substâncias a água ao congelar aumenta de volume.
O volume de água no estado sólido é mais leve do que o mesmo volume de água no estado líquido. Por isso, o gelo não vai ao fundo e fica a flutuar na água líquida.
Se a água diminuísse de volume quando passasse ao estado sólido, os pesados blocos de gelo que se formam sobre os oceanos afundar-se-iam e os oceanos e lagos acabariam por congelar completamente matando os organismos marinhos. Como o gelo flutua, as grandes massas de gelo à superfície vão ainda servir de protecção para a água que se encontra por baixo delas, evitando que esta congele.

Joana disse...

Encontros imediatos

Objectivo: Demonstrar a existência de forças de atracção e repulsão entre objectos com electricidade estática.

Materiais:
2 balões (aprox. 25 cm de diâmetro)
Adesivo
Fio (2 m)
Cabelo (bem lavado e seco)
Marcador

Procedimento:
1. Enche os dois balões e fecha-os esticando o gargalo e dando um nó, para que o ar não escape.
2. Com o marcador inscreve um A num deles e um B no outro.
3. Corta o fio ao meio e ata os pedaços obtidos à extremidade de cada um dos balões.
4. Com o adesivo prende as extremidades livres dos fios na parte superior do caixilho de uma porta, mantendo os balões afastados pelo menos 20 cm.
5. Fricciona o balão A no cabelo cerca de 10 vezes e solta-o suavemente. O que acontece?
6. Fricciona um dos balões no teu cabelo cerca de 10 vezes e segura-o enquanto um dos teus amigos faz o mesmo ao outro. Soltem ambos os balões suavemente. O que acontece agora?

Resultados: Os dois balões atraem-se se apenas um deles tiver sido friccionado no cabelo (ou seja, tiver electricidade estática), mas repelem-se quando ambos foram friccionados no cabelo.
Porquê? Quando o balão A é friccionado no cabelo fica com electricidade estática e com carga negativa. Se o balão B não foi friccionado é atraído pelo A devido à electricidade estática deste.
Quando ambos têm electricidade estática, e carga negativa , vão afastar-se. Isto acontece porque têm cargas do mesmo tipo e elas repelem-se (ou seja afastam-se).

Magda124 disse...

Olá professora e colegas....
Bom eu gostava de esperimentar a experiência:"Esparguete dançarino".
E aqui vai:
"Esparguete Dançarino"
Material:
.Um aquário redondo.
.Um copo de medida.
.Uma colher de café.
.Uma colher de sopa.

Reagente:
.Esparguete.
.Vinagre.
.Água.
.Bicarbonato de sódio.
.Corante Alimentar.

Como fazer:
1.Mede 1L de água e coloca-a no aquário.
2.Parte 25 tiras de esparguete,em pedaços muito pequenos,para dentro do aquário.
3.Deita uma colher de café de corante alimentar(verda,por exmplo)no aquário e mexe.
4.Deita duas colheres de sopa(aproximadamente 70g)de bicarbonato de sódio no aquário e mexe
para dissolver o pó.
5.Mede 150ml de vinagre e deita-o no aquário.
O que acontece?
O esparguete começa a dançar.
Porquê?
O ácido do vinagre,chamado ácido acético,reage com o bicarbonato de sódio,formando um gás chamado dioxido de carbono (CO2),entre outros produtos.
Quando as bolhas de gás ficam agarradas ao esparguete,este é levado à superfície da água,à medida que as bolhas de gás sobem.Quando as bolhas de gás se escapam da superfície da água para o ar,o esparguete cai e volta para o fundo.

E assim é esta experiênci...
E eu encontrei esta esperiência neste site:http://www.sitiodosmiudos.pt/laboratorio/brincareaprender.asp?fich=LEB.xml .

Magda124 disse...

Professora eu esquecime foi de por o nome,o Jimmy Lastter é a Magda Fernandes do 4ªB.
Desculpe o enganno...

Joana disse...

1. VAI CHOVER?

Material:

pinha seca
copo transparente com água

Experiência

Se puseres a pinha seca em água, podes verificar como se fecha em pouco mais de uma hora. Se a deixares secar, volta a abrir.

Porque acontece:

Quando começa a chover, as pinhas dos pinheiros e dos abetos fecham-se para que as sementes continuem secas.

Normalmente chove quando o ar está muito húmido. Um aparelho que mede a humidade do ar chama-se higrómetro (que nome!). A pinha é um higrómetro. A pinha ``sabe'' quando vai chover: ela fecha quando o ar está mais húmido e abre quando o ar está mais seco.

Joana Godinho, 4ºB







Não te esqueças de olhar bem para as pinhas no chão na próxima vez que fores passear a um pinhal qualquer e passares debaixo de um pinheiro. Se estiverem fechadas, o tempo está húmido. Se estiverem abertas, o dia está quente e seco.

Joana disse...

ENCHE UM BALÃO COM A AJUDA DA QUÍMICA

Material
balão
pacote de fermento em pó para bolos ou bicabornato de sódio
garrafa pequena de vidro ou de plástico
água
vinagre

PROCEDIMENTO
Deita água na garrafa e junta um pouco de vinagre. Deita o pacote de fermento em pó dentro da garrafa e enfia muito rapidamente o balão na boca da garrafa. Podes também deitar o fermento dentro do balão com um funil de papel e depois enfiar o balão na boca da garrafa. Levantas em seguida o balão para que o pó caia na garrafa.

Observa o que se passa.
No frasco forma-se espuma e o balão começa a encher devagarinho. Formam-se bolhas de gás e este acaba por encher o balão!

Quando fazemos um bolo, o fermento funciona de forma semelhante. Misturamo-lo na massa do bolo para que se formem bolhas e o bolo fique bem fofo.

Experimenta usar bicarbonato de sódio em vez de fermento em pó. O bicarbonato de sódio é um produto químico que se compra nas farmácias e que também pode ser usado nos bolos. Neste caso não juntes água ao vinagre. O que concluis?

Joana Godinho, 4ºB, EBI

Joana disse...

SERÁ ÁCIDO?
Há substâncias que mudam de cor quando lhes acrescentas um ácido, como o limão, ou uma base, como a pasta dos dentes. Chamamos a essas substâncias indicadores porque elas indicam se outras substâncias são ácidos ou bases.
Podes fazer o teu próprio indicador.

Material

um bocado de couve roxa crua
tábua e faca
taça com destilada água quente
um coador
um frasco grande
frascos pequenos de iogurte
substâncias diversas: sumo de limão, vinagre, pasta dos dentes, bicarbonato de sódio, produto para limpar os vidros, sumo de laranja e outros.

Como Fazer:

Corta com uma faca e sobre a tábua, um bocado de couve roxa às fatias finas. Deita a couve cortada na taça e deita por cima da couve água destilada bem quente.
Deixa ficar até a água arrefecer. Pega no coador e coa a água da vasilha para o frasco grande. Obténs um líquido com uma linda cor roxa. Já tens o teu indicador preparado! Agora é só experimentar!

Deita um pouco do teu indicador em vários frascos transparentes. Acrescenta a cada um deles uma substância diferente: vinagre, sumo de limão, água com açúcar, água com sal, pasta dos dentes, líquido de limpar os vidros, champô ou outras substâncias que queiras experimentar. O que observas?

Algumas substâncias alteram a cor do teu indicador e outras não. Se o teu indicador ficou vermelho ou rosa dizemos que a substância é ácida. É o caso do sumo de limão! Se o teu indicador ficou azul ou verde dizemos que a substância é uma base. É o caso da pasta de dentes ou do líquido para limpar os vidros! Mas uma substância pode não ser ácida nem básica: é o caso da água com sal ou com açúcar.

Em vez de água destilada podes experimentar com água da torneira. De que cor ficou o teu indicador? Frequentemente a água da torneira é básica.

Joana Godinho, 4ºB

Luis Masters disse...

Material

Gobelé.
Colher.
Compostos

Carbonato de sódio.
Água destilada.
Perfume.


Procedimento:

Adiciona carbonato de sódio, no estado sólido, a um gobelé com água destilada. Deves adicionar o carbonato até ser atingida uma solução saturada (se só tiveres acesso a carbonato de sódio em cristais grandes, deverás reduzi-los a pó antes de os adicionares à água destilada)

2. Junta perfume à solução saturada, para lhe dar um aroma agradável. (guardar a solução no goblé para quando o quiseres usar)

3. Utiliza duas colheres de sopa de solução para cada banho. (os sais de banho tornam a água mais macia, pois reduzem o teor de cálcio, sendo este o principal causador de dureza da água. O carbonato de sódio contido nos sais de banho reage com o cálcio, formando carbonato de cálcio que se irá precipitar diminuindo assim a quantidade de cálcio na água do banho. O resultado depois da adição da solução à água será uma água mais macia, espumosa e de cheiro agradável)

Luís Ribeiro 4ªB

Anónimo disse...

Material:

Panela.
Fogão.
Proveta ou copo de medida.
Filtro.
Funil.

Compostos:

Leite.
Vinagre (ácido acético).

Procedimento:

1. Aquece meio litro de leite numa panela, sem o levar à fervura. (a quantidade de leite pode ser medida com uma proveta, ou com um copo graduado de cozinha)

2. Verte, para o leite, 50 ml de vinagre e mexe bem a solução. Verificarás a formação de flocos de uma substância branca no leite. (esta substância branca trata-se de uma proteína chamada caseína)

3. Filtra a mistura heterogénea para outro recipiente, de maneira a obteres a caseína o mais puro possível. (a filtração deverá ser feita com a ajuda de um funil e um filtro de papel)

4. Deixa filtrar bem a solução. Depois de recuperares o sólido depositado no papel de filtro, raspa o papel com a ajuda de uma espátula ou de uma simples colher de cozinha.

5. Comprime a caseína num molde à tua escolha e deixa-a endurecer.


fontes:
Eu fui ao google e escrevi Ciênsia em csa.

Ana Lucena disse...

Olá, sou eu a Ana. A minha experiência é:

TENSÃO SUPERFICIAL





MATERIAL:
1- Uma colher de detergente
2- Uma agulha ou alfinete
3- Uma xícara de água
4- Um conta-gotas
5- Uma pinça


COMO FAZER:
1. Pegue a agulha pelo meio com a pinça.
2. Coloque a agulha com cuidado na xícara com água, deixando-a boiando.
3. Pingue uma gota de detergente na água com o conta-gotas.






O QUE ACONTECE:
A agulha afunda.


POR QUE ACONTECE?
Para que algum objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente. A agulha estava flutuando por causa da tensão superficial, que aguenta o peso da agulha. Mas, quando misturamos detergente na água, diminui a tensão superficial, que não aguenta o peso da agulha e a agulha afunda.

Joana disse...

UM OVO DE BORRACHA

Reagentes e material necessário
•2 Gobelés de 250 mL
•2 Ovos
•Vinagre
•Coca-Cola (opcional)

Procedimento experimental
•Num gobelé, colocar um dos ovos e cobri-lo totalmente com vinagre.
•No outro, proceder de igual modo, mas usar agora Coca-Cola.
•Colocar os gobelés num local calmo, em repouso, e decorridas algumas horas retirar dos gobelés os “ovos de borracha”.

Explicação
A casca do ovo é constituída por um composto químico chamado carbonato de cálcio. Relativamente ao vinagre (Coca-Cola), este é uma solução diluída de ácido acético. Na presente experiência, o ácido acético reage com o carbonato de cálcio contido na casca do ovo, originando como um dos produtos de reacção o dióxido de carbono.
Observação: Para realizar esta experiência para um grupo, deve-se previamente preparar outros dois ovos, pois o tempo de reacção é muito grande. Assim, depois de se explicar o procedimento, poderemos mostrar de seguida o resultado.

Débora disse...

Um balão que não rebenta

MATERIAIS:
.um balão
.agulhas
.fita-cola

COMO FAZER:
virar a part de dentro(do balão) para fora.Depois,colocar 3 pedaços de fita-cola e virar a part ,que está para dentro,para fora.~
Colocar as agulhas,onde foi posto a fita-cola.


Não me lembro onde vi esta experiencia mas só sei que a vi.






Débora Olivares

Nós... disse...

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Nós... disse...

Existem trabalhos que foram enviados por mail.
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KDNNDAOIFJAD disse...

Como eu uso e quanto eu uso de carbonato de calcio para fazer perume, antes da filtração?
Meu e-mail: nenem250@yahoo.com.br

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