31 » Hora do Conto... (19/02/2010)

Olá!
Hoje vamos à Biblioteca Municipal de Sesimbra assistir à Hora do Conto...
O que te proponho é que faças um pequeno relatório sobre esta actividade.
Para te ajudar, apresento-te um plano de relatório que poderás seguir.

Plano de Relatório de uma Visita de Estudo

1. Introdução
. Local visitado;
. Data da visita;
. Horário;
. Meio de transporte;
. Turmas participantes;
. Professores acompanhantes.
2. Desenvolvimento
. Objectivos da visita de estudo;
. A que disciplina está relacionada a visita de estudo;
. Descrição da(s) actividade(s) realizada(s);
. Aspectos mais importantes;
. As expectativas pessoais relativamente à visita;
. Grau de satisfação das expectativas pessoais;
. Ambiente em que decorreu a visita (pontualidade, relação entre os colegas, entre os alunos e os professores, maneira como foram acolhidos pela instituição...).
3. Conclusão
. Opinião pessoal sobre a visita;
. Aspectos que foram mais e menos conseguidos;
. Sugestões a ter em conta em futuras visitas.

Escreve o teu relatório em "Comments", envia-o para o e-mail (prof.sofia.trabalhos@gmail.com) ou apresenta-o numa folha A4 e entrega-o directamente à professora.

Bom trabalho... e boas leituras!

10 comentários:

Zeca disse...

Olá

Aqui está o meu relatório:

Relatório de visita de estudo à Biblioteca de Sesimbra


No dia 19 de Fevereiro fomos à Biblioteca Municipal de Sesimbra, à Hora do Conto, viajámos de autocarro e partimos ás 14:00, connosco foi também a turma do 4ºC. Os professores acompanhantes foram as professoras Sofia, Ângela e Ana e o professor Frederico. Os responsáveis pela organização foram o professor Frederico e a professora Sofia.
Eu esperava que iríamos ouvir uma história.
Durante a viagem de ida eu joguei ao jogo do 24 com o Tiago, nós jogávamos com as matrículas dos carros, na maioria das vezes quem acertava era eu.
Quando chegámos à Biblioteca, as senhoras disseram que iríamos ouvir a hora do conto e mais uma surpresa, as senhoras também falaram de uma exposição de quadros, a maioria era de pés, se me perguntassem qual era o autor desses quadros eu respondia: “Salvador Dali”, porque os quadros eram do estilo dele.
De seguida, encontrámo-nos com duas senhoras, elas separaram-se, nós, (a turma do 4ºB) começámos por ouvir o conto, o livro chamava-se “O Rapaz Que Aprendeu A Voar” e foi escrito por Alexandre Honrado e ilustrado por José Miguel Ribeiro.
A história era de um menino cujo avô tinha morrido. O menino começou a “ voar” pelas recordações que tinha do avô. A moral da história foi que quando alguém morre as pessoas relembram-na pelas recordações que dela têm.
Quando acabou fomos ler livros com a outra senhora, a surpresa era um avental com adivinhas e provérbios que tínhamos de completar.
A ligação entre a visita e uma aula foi que ouvimos uma história que desenvolve a nossa criatividade para quando precisamos dela.
Na viagem de volta estive a jogar um bocadinho ao jogo do 24 com o Alexandre e a ouvir e a contar anedotas com a Inês Filipa, o Josemar, o Tiago e o Daniel.
Eu gostei muito da visita e não estava à espera de ler os livros e do avental.
Um dos aspectos menos conseguidos foi que só podíamos ler uns certos livros que a senhora trouxe e um dos mais conseguidos foi que ouvimos uma história que não se percebe à primeira.
Em futuras visitas eu gostava de escolher o que quero ler, apesar de a senhora ter escolhido muito bem os livros.

Adeus

Zeca

Anónimo disse...

No passado dia 19 de Fevereiro de 2010 á uma da tarde apanhamos o autocarro da escola para ir ate á biblioteca municipal de Sesimbra, assistir á hora do conto. No autocarro ia a nossa turma e a turma do professor Frederico e iam também a professora Sofia, a professora Ana e o professor Frederico e se não me engano ate foi a nossa escola e a câmara municipal de Sesimbra que organizaram esta visita de estudo.
O objectivo desta visita de estudo era ouvir uma história sobre o rapaz que aprendeu a voar e depois fazer alguns jogos. Acho que fizemos isso porque na sala de aula também andamos a dar o conto. Antes de eu ir para a visita de estudo pensava que ia ouvir a historia que a senhora ia contar e depois fazer algo trabalho de expressão plástica, como por exemplo um desenho sobre a historia ou algo assim, mas não. Afinal, depois da história, fomos lanchar e depois fomos fazer um jogo sobre adivinhas sobre a alimentação e sobre o corpo humano e os nossos professores leram alguns trava-línguas. E o mais giro é que fizemos tudo isso no segundo piso, porque o primeiro piso era para os adultos. Fiquei bastante satisfeita com o dia que passamos porque todas as pessoas foram simpáticas e foi giro ter lido aquela história apesar de não termos feito aqueles trabalhos de expressão plástica que eu pensava que íamos fazer. As pessoas lá da biblioteca eram muito simpáticas, chegamos a horas á biblioteca, foi muito divertido, toda agente se deu bem e foi uma tarde bem passada.
Adorei esta visita de estudo, podemos rir, brincar e ate prestar atenção ao conto que a senhora lia, alem disso foi muito giro os jogos que fizemos.
Para a próxima vez acho que podíamos ir ao Museu das crianças que fica em Lisboa e para ser engraçado podíamos ir no dia da criança!

Beijinho,
Matilde.

Joana disse...

Relatório da visita de estudo à Biblioteca Municipal de Sesimbra

No dia 19 de Fevereiro de 2010 as turmas do 4ºB e do 4ºC foram visitar a Biblioteca Municipal de Sesimbra. Partimos de autocarro às 14.00 horas e voltámos às 17.00 horas. Quem nos acompanhou foram as professoras Ana, Ângela e Sofia e o professor Frederico. A professora Sofia e o professor Frederico foram os responsáveis pela organização da visita. Nós fomos à Biblioteca ouvir a Hora do Conto. Quando chegámos fomos recebidos por duas senhoras. Uma ia ler-nos o conto e a outra tinha uma surpresa para mais tarde.
Na entrada podemos ver uma exposição de pinturas.
Ouvimos o conto “O rapaz que aprendeu a voar”, com texto de Alexandre Honrado e imagens de José Miguel Ribeiro. A história era bonita mas triste porque o avô tinha voado (morrido), mas estava vivo no coração do neto. Esta foi a parte da visita que mais gostei. Depois fomos lanchar e, em seguida, descobrimos qual era a surpresa. Fizemos jogos com provérbios, adivinhas, trava-línguas… Esta foi a parte da visita que menos gostei. No fim da visita de estudo fomos ler alguns livros. As senhoras foram simpáticas, portámo-nos todos muito bem e gostei muito da visita. Espero que na próxima visita de estudo a surpresa seja relacionada com actividades de expressão plástica ou corporal.

Joana Figueira Godinho
4º B da EBI/JI da Quinta do Conde

ines filipa disse...

Relatório da Visita de Estudo à Biblioteca
Introdução

No dia 19 de Fevereiro eu, a minha turma e a turma do 4º.C, fomos a uma visita de estudo à biblioteca Municipal de Sesimbra. Partimos às 14h00 da nossa escola e, fomos de autocarro acompanhados pela professora Sofia e pelo professor Frederico que foram os responsáveis por esta visita. Também nos acompanharam a professora Ana e a professora Ângela.

Desenvolvimento

Eu estava bastante entusiasmada com a visita, sabia que ia ouvir um conto, mas não sabia ao certo qual. Uma visita de estudo como esta faz com que nós aprenda-mos a gostar e a apreciar livros.
Quando lá chegamos já lá estavam as senhoras prontas para nos explicarem as regras da biblioteca e como iria ser a visita. Fomos separados por turmas. Nós (o 4º.B) fomos os primeiros a ouvir a história.
A história chamava-se “ O menino que aprendeu a voar”. Falava-nos de um menino que aprendeu a voar na sua imaginação, porque o seu avô tinha morrido e, o rapaz ficou com todas as recordações que tinha do avô. O seu avô tinha grandes colecções e, o rapaz também queria fazer muitas colecções mas, quando já tinha muitas sentiu que lhe faltava alguma. Mas realmente o que ele sentia era a falta do avô.
A seguir fomos lanchar e, depois outra senhora leu-nos adivinhas, provérbios e trava-línguas. A nossa professora e a professora Ana também leram trava-línguas, e leram sem se enganar. Por fim lemos livros. Achei as senhoras muito queridas e divertidas, achei que nos receberam bem. Os meus colegas e professores estavam todos bem-dispostos.

Conclusão

Eu gostei muito da história e de toda a visita, achei que foi muito divertida e também achei que tudo correu lindamente! Uma sugestão de uma futura visita de estudo: Oceanário de Lisboa.

Inês Filipa Santos 4º.B EBI

Luis Masters disse...

Visita de Estudo a Biblioteca Municipal de Sesimbra


No dia 19 de Fevereiro (Sexta-feira) a minha turma e a turma do 4ºC fomos a Biblioteca Municipal de Sesimbra. Saímos da escola pelas 14:00. Fomos de autocarro com a professora Ana,Ângela.
Fomos a Hora do Conto para uma pessoa (como todos os anos) contar-nos uma historia. A Hora do Conto faz parte da Lingua Portuguesa e podemos ler livros.
Já sabia que lá estava uma senhora para contar o conto mas... estavam duas senhoras.
Uma ia ler o conto e a outra ia fazer uma surpresa!
A primeira turma que ouviu o conto foi a nossa.
Gostei muito do conto mas tambem gostei da surpresa.
O conto era "O rapaz que aprendeu a voar" que se trata de uma historia sobre um menino que o seu avô voou e o menino recordava-se dele pelas colecçoes e o avô ficou no coraçao dele.
A senhora que fez a surpresa era simpratica e deixava no inicio tirar o cartao que podia ter : Adivinhas, proverbios e outros.

Conclusão:

A visita foi engracada e eu tinha em mente que poderia haver uma surpresa ou jogos.Para o proximo ano talvez ja não vamos mais a hora do conto mas se formos


Luís Ribeiro
4ºB

Magda124 disse...

Relatório da visita de estudo

No dia 19 de Fevereiro de 2010,as turmas 4ºB e 4ºC foram à Biblioteca Municipal de Sesimbra ouvir uma história (hora do conto).
As duas turmas saíram da escola às 14:00 horas , fomos de autocarro e fomos a falar com os amigos…para passar o tempo!
Connosco (alunos) foram quatro professores: o professor Frederico , a professora Sofia , a professora Ana e a professora Ângela.
Quem organizou esta mini visita de estudo foi a professora Sofia e o professor Frederico.
O objectivo desta visita de estudo era que nós (alunos) ficássemos a saber mais ao ouvir a história. E que ficássemos a conhecer melhor a biblioteca.
O que eu esperava daquela visita era que íamos ouvir uma história , mas que fosse mais fácil de compreender , e um pouco mais divertido.
Depois de ouvirmos ler o livro “O rapaz que aprendeu a voar” uma senhora chamada Sónia preparou-nos uma surpresa…a surpresa era divertida , adivinhar , ouvir ler a professora Sofia e a professora Ana um trava-línguas e muito , muito mais.
O mais importante acho que foi ouvir a história e tentar perceber ao máximo o que ela queria dizer , pois alguns colegas não perceberam exactamente a história eu não digo que não percebi nada mas tentei perceber pois sei que fiz bem.
Estava à espera de melhor escolha de livro apesar de ter gostado mas tinha a ideia de ouvir uma história mais divertida.
Em relação ao ambiente em que decorreu a visita acho que todos estivemos bem comportados apesar de quando estávamos no regresso para a escola a professora ter de nos calar , a forma como fomos recebido na Biblioteca foi muito boa e agradável pois toda a gente foi sempre simpática connosco.
A visita foi muito gira e gostei muito de ir a Sesimbra.
Consegui perceber algumas partes do livro mas outras nem por isso acho que o termo adequado para o livro é “um pouco pesado”.
Acho que na parte das sugestões penso que os professores e os nossos pais escolhem muito bem as visitas de estudo porque são sempre muito interessantes.
Quando relacionamos o livro com as aulas tem a ver com a expressão escrita , com interpretar textos etc…

Magda 4ºB

Daniel Camilo disse...

A VISITA À BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SESIMBRA

No dia 19 de Fevereiro a minha turma e a turma do 4.ºC fomos visitar a Biblioteca Municipal de Sesimbra com a professora Sofia, a professora Ana, a professora Ângela e o professor Frederico.
As duas turmas e os Professores foram no mesmo autocarro que foi cedido pela CMS.
Quando chegámos duas senhoras da recepção receberam-nos, a Biblioteca Municipal dividiu-nos do seguinte modo:
a funcionária, D.ª Maria, acompanhou a minha turma para irmos ouvir uma história que se chama "O rapaz que aprendeu a voar" e a turma do 4.C foi fazer adivinhas e ler livros.
Eu pensava que fosse uma história melhor, mas até gostei da história.
Depois de ouvirmos a história trocamos com o 4.ºC.
Eu gostei mais da parte das adivinhas mas no geral até gostei da visita à Biblioteca Municipal de Sesimbra.
A visita decorreu como estava prevista, em relação ao horário, o convívio com os meus colegas foi bom, contámos anedotas na viagem e na Biblioteca entre uma actividade e outra lanchamos o lanche que trouxemos de casa.
A recepção por parte das funcionárias da Biblioteca foi boa.
Gostava de ir novamente à Bilblioteca para ouvir novas histórias e outras actividades relacionadas com a Biblioteca.

Daniel Camilo, 4.ªB

joão rodrigues disse...

teste

joão rodrigues disse...

No dia 19 de Fevereiro de 2010, pelas 14 horas, a minha turma e a turma do 4º C, fomos de autocarro à biblioteca mmunicipal de Sesimbra.
Os professores acompanhantes foram a professora Sofia, a professora Ângela e o professor Federico e os organizanizadores foram a minha professora e o professor Federico.
O principal objectivo era ouvir uma história sobre um rapaz que aprendeu a voar. Para isso foi ao sotão ver a colecção de ideias do seu avô e com elas e com muita vontade voou!
Na bilbioteca havia livros, computadores filmes e uma televisão.
Eu gosto de visitas de estudo e também gostei desta, aprendemos sempre mais.
A maneira como nos receberam foi muito agradável.
Em relação ao ambiente em que decorreu a visita acho que foi bom e todos nos comportamos bem. A visitia foi fixe. Não estava à espera dos trava-línguas das adivinhas e dos provérbios.
Espero que haja uma visita de estudo ao jardim zoológico.

Um abraço,

joão

Anónimo disse...

Olá,

Professora já fiz o relatório e mandei para o mail

BJS.


ALEX

Enviar um comentário