Mini Dicionário: Actividades produtivas em Portugal

Vamos criar um mini dicionário sobre as actividades produtivas em Portugal.
Pesquisa, descobre e escreve o significado das palavras:

Agricultura -
Silvicultura -
Pecuária -
Pesca -
Indústria -
Comércio -
Serviços -

Podes acrescentar informações complementares em cada ponto.

Envia o teu trabalho para o e-mail prof.sofia.trabalhos@gmail.com ou coloca-o em "Comments".

Bom trabalho!


Vamos pesquisar?




Olá! Lembras-te de mim? Sou o Indiana Kouscus! Gosto de explorar tudo o que me rodeia e assim aprender sempre mais.
Queres também ser um explorador?
Então proponho-te um desafio. Aceitas?

Vamos descobrir os Países Lusófonos.


» Primeira tarefa:
Procura (em livros, em enciclopédias, na Internet...) o que são Países Lusófonos e quais são.
Regista, no teu caderno, a informação recolhida.
Não te esqueças de registar também as fontes de informação.

» Segunda tarefa:
Escolhe um dos Países Lusófonos.
Procura (em livros, em enciclopédias, na Internet...) informações sobre o país que escolheste.
Organiza as informações, seguindo um esquema.

Vou dar-te um exemplo (que poderás seguir ou adaptar):
. nome do país escolhido;
. onde se situa;
. fronteiras;
. superfície total;
. capital;
. população;
. língua oficial (e outras);
. moeda;
. sistema político;
. simbolos nacionais;
. aspectos culturais;
. curiosidades;
. outros...

» Terceira tarefa:
Prepara uma apresentação sobre o país escolhido para partilhar com os teus colegas.
Podes optar por:
. um folheto;
. uma apresentação em acetatos;
. uma apresentação em PowerPoint;
. um filme (utilizando, por exemplo, o "Movie Maker").

Depois de escolheres a forma de apresentação, organiza-a de modo a que seja clara, perceptível e de simples leitura/compreensão.
Podes colocar imagens e/ou fotografias.
Não te esqueças de referir as fontes (de onde retiraste as informações e as imagens).

» Quarta tarefa:
Quando concluires o teu trabalho, regista em "Comments" um pequeno resumo do que fizeste.

Então? Estás pronto para este desafio?
Bom trabalho... e boas explorações!

Nota: Com a realização deste trabalho, vais ganhar um certificado de explorador!

A Primavera...

Olá!

Depois de tantas flores em papel feitas por vós, que ajudaram a alegrar e a colorir a nossa escola, gostaria que retratassem essa alegria e essa cor num poema alusivo à Primavera.

Assim, o que vos vou pedir é que escrevam um lindo poema sobre a Primavera!

Partilhem o vosso poema, colocando-o em "Comments" ou enviando-o para o e-mail prof.sofia.trabalhos@gmail.com.

Bom trabalho!

O que tens de saber...

Para o teste de Matemática tens de saber...

... ler, compreender e resolver situações problemáticas;
... ler horários;
... ver horas (manhã e tarde);
... calcular perímetros;
... desenhar uma figura com um perímetro dado;
... ler uma tabela;
... ler gráficos;
... completar simetrias;
... calcular áreas;
... números pares e ímpares;
... linhas paralelas e perpendiculares;
... medir o diâmetro de um círculo;
... os nomes dos sólidos geométricos;
... calcular volumes;
... fazer transformações (m3, dm3 e cm3);
... fazer transformações (l. dl, cl e ml);
... X10, X100 e X1000;
... :o,1, :o,o1 e :0,001;
... somar com números inteiros e decimais;
... subtrair com números inteiros e decimais;
... multiplicar com números inteiros e decimais;
... dividir com números inteiros e decimais.

O nosso Carnaval!

Mini Dicionário: aspectos da costa

Vamos criar um mini dicionário sobre os aspectos da costa.
Pesquisa, descobre e escreve o significado das palavras:

Arriba -
Baía -
Cabo -
Enseada -
Estuário -
Ponta -
Praia -
Promontório -

Podes enviar o teu trabalho para o e-mail prof.sofia.trabalhos@gmail.com ou coloca-o em "Comments".

Bom trabalho!

Aspectos da costa...

Podes saber mais em...

http://www.catraios.pt/kids/eb1/aprender1/costa/costa_ficheiros/frame.htm

http://www.prof2000.pt/users/profareias/aspectos_costa.htm

O que tens de saber...

Para o teste de Estudo do Meio tens de saber...
... os estados da água;
... o que é a evaporação, a condensação, a solidificação, a precipitação;
... o ciclo da água;
... o que são lençóis de água;
... qual é a forma da Terra;
... o que representa cada cor que podemos observar na Terra (vista do espaço);
... o que é o Sistema Solar;
... o que é um satélite, um planeta, uma estrela, um cometa;
... o nome dos planetas do Sistema Solar (por ordem);
... o que é o movimento de rotação, quanto tempo leva e o que origina;
... o que é o movimento de translação, quanto tempo leva e o que origina;
... as fases da Lua;
... o que é um rio;
... as utilidades dos rios;
... identificar a nascente, a margem direita, a margem esquerda, o leito e a foz;
... os principais rios de Portugal Continental (onde nascem e onde desaguam);
... o nome da maior elevação de Portugal Continental, dos Açores e da Madeira;
... o nome da maior elevação de Portugal;
... identificar o cume, a encosta e o sopé;
... as zonas de Portugal Continental mais e menos montanhosas;
... o que é a costa;
... o nome do oceano que banha a nossa costa;
... o que é uma arriba, uma praia, um cabo, um estuário, uma baía, um golfo, um promontório, uma enseada;

... como se pode sinalizar a costa.

Bons estudos!
Se tiveres alguma dúvida, regista-a no teu caderno e partilha-a com os teus colegas na sala de aula ou coloca-a no "mural" e aguarda que alguém te ajude a esclarecer essa mesma dúvida.

Como fazer um convite?

Para ver melhor, clica em
http://www.calameo.com/read/000148736d4d2dbdf55fe

O que tens de saber...

Para o teste de Língua Portuguesa tens de saber:
. ler e compreender um texto;
. responder a perguntas;
. dar opinião;
. ler e compreender instruções;
. responder a perguntas;
. as regras de pontuação;
. consultar o dicionário e identificar o significado adequado à palavra dentro do seu contexto;
. identificar palavras da mesma família;
. identificar o sujeito e o predicado de uma frase;
. utilizar as conjunções para formar frases compostas;
. fazer a classificação morfológica de palavras;
. identificar nomes (+ género, número e grau), verbos (+ tempo verbal e pessoa), adjectivos (+ género, número e grau), pronomes e determinantes possessivos e demonstrativos (+ género e número);
. escrever um diálogo;
. escrever um convite.

A água...

..
..


Jogos sobre o ciclo da água

Para recordar... a Hora do Conto!

Vejam lá se não foi giro! :)

- 4.º B -

31 » Hora do Conto... (19/02/2010)

Olá!
Hoje vamos à Biblioteca Municipal de Sesimbra assistir à Hora do Conto...
O que te proponho é que faças um pequeno relatório sobre esta actividade.
Para te ajudar, apresento-te um plano de relatório que poderás seguir.

Plano de Relatório de uma Visita de Estudo

1. Introdução
. Local visitado;
. Data da visita;
. Horário;
. Meio de transporte;
. Turmas participantes;
. Professores acompanhantes.
2. Desenvolvimento
. Objectivos da visita de estudo;
. A que disciplina está relacionada a visita de estudo;
. Descrição da(s) actividade(s) realizada(s);
. Aspectos mais importantes;
. As expectativas pessoais relativamente à visita;
. Grau de satisfação das expectativas pessoais;
. Ambiente em que decorreu a visita (pontualidade, relação entre os colegas, entre os alunos e os professores, maneira como foram acolhidos pela instituição...).
3. Conclusão
. Opinião pessoal sobre a visita;
. Aspectos que foram mais e menos conseguidos;
. Sugestões a ter em conta em futuras visitas.

Escreve o teu relatório em "Comments", envia-o para o e-mail (prof.sofia.trabalhos@gmail.com) ou apresenta-o numa folha A4 e entrega-o directamente à professora.

Bom trabalho... e boas leituras!

Pirataria!?

Marujooooooooooooooossssssssssssssssssssss???????????
Colocarei brevemente as vossas fotografias!!!

30 » É Carnaval... e rimar não faz mal!

O palhaço Pintarolas gosta de fazer rimas alusivas ao Carnaval...


NO CARNAVAL HÁ MUITA ALEGRIA
JÁ VI A MINHA TIA
VESTIDA DE MELANCIA.


NO CARNAVAL HÁ MUITA CONFUSÃO
OS PADEIROS FAZEM LEITE
E AS VACAS DÃO O PÃO.


NO CARNAVAL HÁ MUITA TRAPALHADA
JÁ VI O MEU IRMÃO
DANÇAR COM UMA VACA MALHADA.

NO CARNAVAL….
Ajuda o palhaço Pintarolas, criando mais rimas sobre o Carnaval.
Coloca-as em "Comments" ou envia-as para o e-mail prof.sofia.trabalhos@gmail.com
Bom Carnaval! :)

29 » Problema... do coração!


Olá!

O Dia dos Namorados está à porta. No Dia dos Namorados desenhamos, vemos, enviamos corações de todos os tamanhos, feitios e materiais...

Falemos agora do NOSSO coração. Imagina que fazes hoje 10 anos.

Gostaria de saber quantas vezes bateu o teu coração?

Coloca a tua resposta e respectiva explicação em "comments" ou envia-a para o e-mail prof.sofia.trabalhos@gmail.com .

Vou dar-te uma pista: Quantas vezes bate o teu coração num minuto?

(Podes utilizar a calculadora - de bolso ou do próprio computador)
Bom trabalho...

28 » Dia Europeu da Internet Segura

Olá! :)

Hoje comemora-se o Dia Europeu da Internet Segura (09/02).

Para marcar este dia proponho-te que vás ao site da SeguraNet...

http://www.seguranet.pt/1_2ciclos/

...e que aprendas um pouco mais sobre a segurança na Internet... jogando!

Existem imensos jogos divertidos que te ensinarão a "navegar" com mais segurança!

Boas "navegações"!

27» Países da UE...

Olá! Proponho-te um desafio...

Procura saber quantos e quais são os países fazem parte da União Europeia actualmente.

Site interessante: http://europa.eu/abc/european_countries/eu_members/index_pt.htm

Escreve a tua resposta nos "Comments" ou envia para o mail prof.sofia.trabalhos@gmail.com .

Bom trabalho!

O que tens de saber...

» Para o teste de Estudo do Meio tens de saber:

- tudo sobre a crise que teve origem com a morte de D. Fernando;
- tudo sobre a expansão marítima (o porquê, o impulsionador, as terras descobertas, os navegadores, as embarcações, os produtos chegados a Portugal...);
- o nome do poeta ligado aos descobrimentos;
- tudo sobre a 3.ª Dinastia (reis, datas, acontecimentos...);
- o que aconteceu depois de 1755;
- tudo sobre o fim da Monarquia e o início da República;
- tudo sobre o Estado Novo;
- o que aconteceu no 25 de Abril de 1974;
- relacionar feriados a acontecimentos históricos ( ver/ consultar: http://www.mundoportugues.org/content/1/287/feriados-nacionais/ ) ;
- países da UE (ver http://europa.eu/abc/european_countries/eu_members/index_pt.htm );
- os símbolos nacionais (ver/consultar: http://www.heroisdomar.com/hino/ );
- a noção de século.

O que tens de saber...

» Para o teste de Matemática tens de saber:

- ler, compreender e resolver situações problemáticas;
- identificar um número a partir de "pistas" dadas;
- ler e escrever números (do milhão à milésima);
- os múltiplos de um número;
- fazer estimativas (aproximadas à dezena mais próxima);
- ler e interpretar tabelas e gráficos;
- o nome e as características dos sólidos geométricos;
- completar frisos;
- calcular áreas;
- calcular perímetros;
- relacionar m2, dm2 e cm2;
- relacionar km, hm, dam e m;
- relacionar m, dm, cm e mm;
- somar com números inteiros e decimais;
- subtrair com números inteiros e decimais;
- multiplicar com números inteiros e decimais;
- dividir por números de 1 e 2 algarismos;
- identificar dividendo, divisor, quociente e resto.

O que tens de saber...

» Para o teste de Língua Portuguesa, tens de saber:

- ler e compreender um texto;
- responder a perguntas de interpretação;
- transcrever do texto frases que justifiquem uma resposta;
- transcrever do texto expressões que confirmem uma afirmação;
- sugerir outro título para o texto;
- ler e compreender um texto instrucional (receita, horário…);
- ordenar palavras para formar uma frase;
- os tipos de frase (interrogativo, exclamativo, declarativo…);
- identificar nomes, verbos, adjectivos, determinantes, pronomes e artigos;
- identificar os graus dos adjectivos;
- reescrever uma frase, mudando o grau do adjectivo;
- utilizar os pronomes pessoais;
- identificar e utilizar pronomes e determinantes possessivos;
- identificar e utilizar pronomes e determinantes demonstrativos;
- fazer a classificação morfológica de palavras (artigos, nomes, verbos, pronomes e determinantes possessivos e demonstrativos…);
- escrever um texto a partir de um tema dado (respeitando o tema, o número de linhas, as instruções dadas…);
- saber escrever uma carta.

26 » Jogo do 24


O objectivo do jogo é ganhar o máximo de pontos por ser o primeiro a chegar ao resultado 24, utilizando os 4 algarismos da carta.

Pode-se somar, subtrair multiplicar e dividir. Devem-se utilizar todos os 4 algarismos mas cada um apenas uma vez.

Ganha a carta em jogo o jogador que primeiro consiga rapidamente dar a solução.

Esse jogador diz primeiro qual é a última operação que efectuou dentro de 3 segundos (exemplo: 6x4=24) e depois tem 15 segundos para dar a solução completa (exemplo: 2+2=4; 2x3=6; 6x4=24).


Podes experimentar online indo ao site:

Podes ainda fazer o download do jogo (muito giro!) em:
Bom jogo!

25 » Música nas tuas mãos...

Queres tocar uma música no piano ou noutro instrumento?
Podes experimentar utilizando o teu computador.
Vai a
http://www.bgfl.org/bgfl/custom/resources_ftp/client_ftp/ks2/music/piano/index.htm


As teclas do computador A S D F G H J K L (DÓ RÉ MI FÁ SOL LA SI DÓ RÉ) substituem as teclas do piano.

Experimenta, que é engraçado.

Envia depois um comentário!

24 » Acrósticos

Vamos construir uns ACRÓSTICOS?

Escreve verticalmente um nome (de pessoa, animal, planta, objecto…). Constrói um texto a propósito desse nome, utilizando como iniciais as letras previamente escritas.
.
Sou amigo das plantas e dos animais
O meu brilho ilumina o teu dia
Luz eu dou, sem nada pedir em troca.
.
Envia os teus acrósticos para o e-mail prof.sofia.trabalhos@gmail.com ou coloca-os em "Comments".
.
Bom trabalho!

A que sabe a Lua?



Para ver melhor: http://www.calameo.com/read/000148736bfdcbb945867

Festa de Natal - 4.º B da EBI

No âmbito do PNL estamos a ler o livro "Puzzles Policiais" de Jim Sukach que apresenta vários mistérios cujas resoluções estão a cargo dos leitores. A partir do livro, criámos um mistério que adaptámos para peça de teatro... e apresentámos à comunidade durante a nossa festa de Natal.

- 4.º B da EBI da Quinta do Conde -

23 » Trabalho de Pesquisa



Para ver melhor clica em

http://pt.calameo.com/read/000148736e358b618453a

Resultado do trabalho de pesquisa realizado pelos alunos do 4.º B.